Prefeitura de Foz do Iguaçu deve transferir R$ 1 milhão em auxílio para Eldorado do Sul nesta terça-feira, 28/05/2024

Radar Foz
By -
0

 


O prefeito Chico Brasileiro (PSD) assinou a lei aprovada pela Câmara de Vereadores e deve transferir, nesta terça-feira (28), o valor de R$ 1 milhão, originalmente destinado à Fartal 2024, para apoiar a recuperação de Eldorado do Sul, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A confirmação veio ontem (27) pelo procurador-geral do município, Osli Machado. Ele explicou que a destinação desses recursos será acompanhada por uma prestação de contas aos órgãos competentes e à Prefeitura de Foz do Iguaçu.

As enchentes no Rio Grande do Sul já resultaram em quase 170 mortes e afetaram mais de 2,4 milhões de pessoas, com mais de 100 ainda desaparecidas, segundo a Defesa Civil do estado. Chico Brasileiro afirmou que os recursos, que seriam usados para contratar shows da Fartal, serão redirecionados para apoiar os municípios afetados, criando uma rede de solidariedade sem comprometer os investimentos em saúde, educação e segurança em Foz do Iguaçu.
Osli Machado explicou que o prefeito de Foz do Iguaçu solicitou a formalização do compromisso com o prefeito de Eldorado do Sul, Ernani de Freitas Gonçalves (PDT), para garantir a prestação de contas conforme a lei aprovada pela Câmara de Vereadores. "O município que recebe deve prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e à Câmara de Vereadores do município", disse Machado.
“O prefeito de Eldorado do Sul vai assinar um termo de compromisso para enviar a prestação de contas ao nosso município”, acrescentou o procurador-geral de Foz do Iguaçu. Ele destacou que, tecnicamente, isso não seria necessário, mas é uma medida de zelo. Chico Brasileiro adiantou que o repasse deve ocorrer nesta terça-feira.
Drama
A inundação total de Eldorado do Sul começou em 2 de maio. No dia 7, a cidade precisou ser completamente evacuada. Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Eldorado do Sul teve quase 98% de seu território inundado desde o início das chuvas e está em estado de calamidade pública.
No dia 10 de maio, Chico Brasileiro enviou à Câmara projetos que autorizavam o repasse dos recursos ao município, que tem aproximadamente 40 mil habitantes. A maioria dos imóveis está atualmente em ruínas, com casas vazias, comércios fechados, hospitais alagados e muitos animais abandonados

Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postar um comentário (0)