Sua MARCA tem registro?
Saiba porque você deve registrar: Os prejuízos que evitará e as vantagens que irá usufruir!
Já
parou para imaginar, o tamanho do prejuízo que seu negócio sofreria se
recebesse uma notificação solicitando a retirada da marca que você
utiliza no mercado? E se um novo concorrente inaugura uma empresa ou
produto com marca idêntica ou similar à que você chama de sua?
Por incrível que pareça, casos como estes são mais comuns do que você imagina!
O
INPI, autarquia federal competente ao registro, tem atuado nos últimos
anos em uma gestão eficiente garantindo agilidade nas análises e
decisões de pedidos de registro.
Mas, o que isso muda para você?
A
questão é que registrar uma marca deixou de ser algo demorado e custoso
a muito tempo. Atualmente, se obtém a exclusividade de uso sob uma
marca em poucos meses e o investimento é baixo se comparado a segurança e
vantagens comerciais que o registro proporciona. Para te ajudar neste
assunto, listamos abaixo os direitos conferidos que um Titular de Marca
Registrada ®️ possui:
- Exclusividade de uso em território nacional, sua marca é identificada de maneira única para os consumidores/ compradores.
- Notificar terceiros, impedindo que façam uso de marca igual ou semelhante a sua (no seu ramo de atividade), a fim de evitar a desvalorização da marca no mercado.
- Requerer indenização via judicial a terceiros, por estar utilizando marca igual ou com grande semelhança sem sua autorização.
- Somente marca registrada pode gerar receita através de licenciamento, franquia ou venda.
- A marca é um bem intangível, considerado para todos os efeitos legais e contábeis como um “bem móvel”, assim classificado pelo Código Civil e pela Lei de Propriedade Industrial.
- O valor econômico da marca pode ser acrescido ao Capital Social da empresa (sem incidência de impostos) e ser usado para fins de aumento do patrimônio original investido pelos sócios.
- Além do valor patrimonial a marca é o principal elemento de comunicação entre os serviços e/ ou produtos que oferta e seu público consumidor. Além da transmissão dos valores da empresa, tais como: Confiança, Solidez, Tradição, Sustentabilidade, Modernidade, entre outros. Quanto mais empresas utilizar marca igual ou semelhante, mais diluída está a capacidade de transmitir os valores idealizados, ocasionando a depreciação da marca.
O registro
da marca não é um processo tão simples e exige que o interessado esteja
semanalmente atento as novas publicações referente ao pedido.
Um
exemplo, é a pesquisa de anterioridade. Esta, se realizada conforme
diretrizes e lei em vigor, norteará a viabilidade de ingressar com o
pedido ou não. Isso sem citar, quanto ao preenchimento do protocolo
atento a qualquer detalhe que possa vir a morar o processo, a
responsabilidade sobre o monitoramento semanal, cumprimentos de prazos,
exigências, oposições ou indeferimento do pedido, além do monitoramento
de colidência de marcas.
Mas é claro, contar com uma equipe que
analisa cuidadosamente e trabalha em cada etapa do seu processo, de
forma individual, identificando desde o início as necessidades que cada
caso requer, faz toda a diferença para o sucesso na concessão do
registro!
Por isso a Magnitude está aqui, para ajudar você!
Somos
uma assessoria de profissionais especialistas no assunto, com mais de
uma década de experiência aliada a cursos de extensão na área de atuação
e em assuntos correlatos, sendo este o nosso principal diferencial
diante da análise da melhor estratégia a ser utilizada, para com
eficiência conquistar a proteção da sua marca.
saiba mais em https://magnitudemarcas.com.br/
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.