Entre janeiro e outubro de 2024, o Paraguai registrou um aumento significativo de 129% na movimentação de cargas pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), se comparado ao mesmo período de 2023. Esse crescimento expressivo é refletido no número de 7.673 TEUs (Twenty-Foot Equivalent Units), a unidade de medida usada para quantificar contêineres de 20 pés.
O Porto de Paranaguá tem se tornado um ponto estratégico para o comércio paraguaio, especialmente na exportação de produtos como grãos, carne e madeira. Por outro lado, as importações do Paraguai incluem itens essenciais para a indústria, como máquinas, insumos agrícolas, autopeças e equipamentos diversos para os setores produtivos do país.
Esse aumento na movimentação de cargas está diretamente relacionado a alguns fatores. A seca prolongada nos rios Paraguai e Paraná tem dificultado o transporte fluvial, que historicamente representa mais de 80% do comércio exterior paraguaio. Com a hidrovia comprometida, muitas exportações e importações passaram a ser direcionadas para o Porto de Paranaguá, que, portanto, tem desempenhado um papel ainda mais crucial no escoamento das mercadorias do Paraguai.
Além disso, o Porto de Paranaguá oferece vantagens logísticas importantes, como a disponibilidade de uma área específica para cargas refrigeradas. Essa infraestrutura é essencial para o transporte de produtos que exigem temperatura controlada, como carnes e produtos agrícolas perecíveis, ampliando as capacidades de exportação e fortalecendo a posição do porto como um hub estratégico para o Paraguai.
Com o aumento contínuo da demanda por serviços portuários, a expectativa é que o Porto de Paranaguá siga desempenhando um papel cada vez mais relevante no comércio internacional do Paraguai, contribuindo para o fortalecimento da economia da região e da infraestrutura logística do país.
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