O edital, publicado pela ANTT em agosto, estabelece uma tarifa máxima de pedágio de R$ 0,17578 por quilômetro, e as propostas devem ser enviadas até o dia 16 de dezembro. A Agência Estadual de Notícias, a partir de 3 de dezembro, vai apresentar as principais obras previstas no Lote 6, com detalhes e mapas das melhorias, seguindo o modelo dos Lotes 1, 2 e 3, cujos leilões também estão marcados para este mês.
Conclusão da Concessão do Eixo BR-277
Com o Lote 6, o Paraná concluirá a concessão de toda a BR-277, que abrange desde a região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Os dois primeiros lotes de concessão já cobrem a região Central, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o Litoral, enquanto o Lote 6 completará a malha viária, incluindo o Sudoeste paranaense, com a inclusão de 662 quilômetros de rodovias importantes, como a BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.
Investimentos e Obras Importantes
Os investimentos previstos para esse pacote de concessão somam cerca de R$ 20 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões destinados a grandes obras e R$ 7,4 bilhões para a manutenção das rodovias. Entre os projetos mais significativos estão as duplicações de 462 quilômetros, principalmente na BR-277 e na PR-182, no Sudoeste. O trecho entre Cascavel e Pato Branco será revitalizado, com obras que se conectarão ao projeto estadual de revitalização de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.
Outras obras de destaque incluem a construção do Contorno de Marmeleiro, com quase sete quilômetros de extensão, ligando a PRC-280 à PR-180, e o Contorno de Lindoeste, que terá 6,8 km.
Essa concessão promete transformar a infraestrutura rodoviária da região Oeste do Paraná, melhorando a segurança e a fluidez do tráfego e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
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