Foz do Iguaçu e outras áreas do Sul do Brasil estão sob alerta meteorológico para o fim de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira, 6 de dezembro, um aviso de perigo (cor laranja) devido à previsão de condições climáticas severas. O alerta entra em vigor às 11h e abrange toda a região, com especial atenção para o impacto das chuvas fortes e rajadas de vento.
O alerta permanece válido até as 23h59 de sexta-feira, podendo ser prorrogado para o sábado (7) e domingo (8), caso as condições climáticas se agravem. O Inmet prevê chuvas intensas, com volumes que podem variar entre 30 a 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Além disso, há risco de ventos fortes, com velocidades entre 60 a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Esses fenômenos podem gerar transtornos como falta de energia, quedas de árvores e alagamentos, impactando o cotidiano da população.
O Simepar, órgão de meteorologia do Paraná, confirma a previsão e aponta uma alta probabilidade de chuvas a partir da tarde de sexta-feira, com 96% de chance de precipitação. As rajadas de vento podem alcançar até 49 km/h. Para sábado, o Simepar estima um volume de até 75,7 mm de chuva, com ventos de 45 km/h, enquanto no domingo a previsão é de 75,9 mm de chuva, com ventos um pouco mais fracos. A chuva deve continuar na segunda-feira, 9, com um total de 34,6 mm.
Além disso, o site Climatempo também aponta pancadas de chuva para sexta-feira, com 49 mm para sábado, 74,6 mm para domingo e 11 mm para a segunda-feira, com temperaturas variando entre 19°C e 27°C.
A Metsul Meteorologia, outra fonte consultada, trabalha com a expectativa de chuva forte no sábado (59,5 mm), no domingo uma chuva mais leve (33,3 mm), e no início da semana, precipitações menores na segunda (2,7 mm) e terça-feira (1,2 mm).
Impacto nas Cataratas do Iguaçu
O clima também tem afetado a vazão das Cataratas do Iguaçu. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a vazão do Rio Iguaçu nas cataratas foi registrada em 1.600 metros cúbicos por segundo (m³/s) nesta sexta-feira, ligeiramente acima da média histórica de 1.500 m³/s. Nos últimos 15 horas, os volumes variaram entre 1.280 m³/s e 1.770 m³/s na estação Porto Capanema, que monitora o fluxo da água nas regiões mais altas do rio. A previsão é de que a vazão se mantenha estável nas próximas horas, embora o volume de água possa variar dependendo da intensidade das chuvas previstas.
Com a previsão de tempestades e chuvas fortes, a população de Foz do Iguaçu deve redobrar a atenção, especialmente para os riscos de alagamentos e quedas de árvores. O Inmet recomenda que a população siga as orientações de segurança e fique atenta a novos avisos meteorológicos.
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.