A construção da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu, localizada na região Oeste, alcançou 46,27% de execução, conforme o boletim mensal de outubro. A nova estrada irá conectar a BR-277 à Ponte da Integração Brasil-Paraguai e oferecerá também uma rota alternativa para a Ponte Tancredo Neves, na fronteira com a Argentina.
Entre os principais avanços está a conclusão da superestrutura do viaduto no cruzamento com a Avenida República Argentina, restando apenas os acabamentos finais. No viaduto de interseção com a Avenida Felipe Wandscheer, após o remanejamento da rede elétrica, foram instaladas todas as vigas de concreto da mesoestrutura, possibilitando o início das obras no tabuleiro.
A terraplenagem da via e a preparação das camadas de sub-base e base da pista entre os dois viadutos, além dos acessos ao novo viaduto da BR-469, continuam a avançar. O remanejamento de uma adutora de água foi concluído nesta área.
Aduanas – O projeto inclui ainda a construção de novas estruturas para a Aduana Brasil-Argentina, em substituição à atual, e uma nova aduana para o Brasil-Paraguai, no acesso à Ponte da Integração.
A aduana na fronteira com o Paraguai apresenta um estágio mais avançado, especialmente na construção do prédio central. Já começaram as obras nas guaritas, e foram erguidos os pilares e vigas do futuro depósito para cargas apreendidas.
Na aduana da fronteira com a Argentina, as obras de infraestrutura estão próximas da finalização, e os pilares da mesoestrutura, incluindo o prédio administrativo e o depósito de cargas, já começaram a ser lançados.
O boletim completo com mais detalhes sobre o progresso da obra e ações de gestão ambiental está disponível para consulta. Interessados em receber a publicação mensalmente por e-mail podem se cadastrar para receber a atualização.
Parceria – A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu é resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), com administração e supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR); o governo federal, que transferiu o contrato ao estado; e a Itaipu Binacional, que financia a obra.
Até o momento, o investimento total na obra é de aproximadamente R$ 63,3 milhões.
Fotos: DER / Matéria por Redação e DER
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