Foz do Iguaçu vai ganhar uma filial do Pompidou, renomado museu de arte contemporânea reconhecido mundialmente.

Radar Foz
By -
0

 

Foz do Iguaçu Receberá Filial do Renomado Musée Pompidou de Paris com Investimento de R$ 200 Milhões

Foz do Iguaçu, no Paraná, terá uma unidade do prestigiado Centre Pompidou de Paris, o principal museu de arte contemporânea do mundo. O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (18) uma parceria com a instituição francesa para a construção do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu.

Os primeiros esforços para trazer o museu ao Paraná começaram em 2020, com a Secretaria de Estado da Cultura. Com um investimento estimado em cerca de R$ 200 milhões, a expectativa é que o museu, situado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, seja inaugurado até 2026.

Em um comunicado à imprensa, a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, destacou que o novo museu “valorizará a pesquisa e o debate sobre a arte e sua relação com a natureza, interagindo com o acervo do Pompidou”.

Laurent Le Bon, presidente do Pompidou, mencionou que a programação do museu será voltada para artistas latino-americanos e para a coleção da sede parisiense, que inclui obras significativas da arte contemporânea e moderna europeia.

“Uma das questões centrais atualmente é a conexão entre natureza e cultura. Os visitantes de Foz do Iguaçu terão a oportunidade de explorar não apenas a magnificência das Cataratas, mas também a arte contemporânea. A programação em Paraná será ajustada conforme as demandas do público”, afirmou Le Bon.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior expressou entusiasmo com a parceria. “Este é um marco não só para a cultura de Foz do Iguaçu e do Paraná, mas para toda a cultura brasileira. Não há outro museu como este no hemisfério sul, resultado de uma colaboração como esta”, disse ele em um comunicado.

“Esta é uma novidade que transcende as fronteiras do Brasil. O circuito cultural de museus movimenta bilhões de dólares, atraindo turistas de todo o mundo para as principais instituições. Agora, Foz do Iguaçu fará parte desse circuito global”, acrescentou.

Além disso, foi acordado que uma parte do terreno administrado pela CCR Aeroportos será destinada à construção do museu. A responsabilidade pela elaboração do projeto arquitetônico ficará a cargo da instituição francesa.



Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postar um comentário (0)