Parlamentares formam comissão para discutir a integração na tríplice fronteira

Radar Foz
By -
0

 


O encontro contou com a participação de mais de 80 parlamentares representantes do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. A reunião abordou o tema do passe fronteiriço.

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) realizou sua 95ª Sessão Ordinária nesta segunda-feira (19) em Foz do Iguaçu (PR), reunindo mais de 80 parlamentares de Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. O evento aconteceu no Cineteatro dos Barrageiros, no Itaipu Parquetec, com o apoio da Itaipu Binacional.

A presidente do Parlasul, Fabiana Martín, da Argentina, considerou a reunião um marco importante. "Não apenas porque estamos fora da nossa sede oficial em Montevidéu, mas porque isso reflete a função do Parlamento, que é promover a integração regional. Estamos na fronteira mais movimentada da América Latina, onde as sociedades convivem quase sem barreiras. Estar aqui demonstra a essência do Parlamento."

Durante a sessão, os parlamentares aprovaram a criação de uma comissão temporária para discutir temas relevantes para a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, como a circulação de pessoas, veículos e mercadorias. A proposta foi feita pelo vice-presidente do Parlasul, Arlindo Chinaglia, do Brasil, após uma audiência pública na Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) no último sábado (17).

Chinaglia ressaltou que a audiência reuniu mais de 300 pessoas de 34 entidades da região. "A comissão provisória permitirá que o Parlasul continue essas discussões. Continuaremos ouvindo as entidades e provavelmente retornaremos a Foz para reuniões de trabalho. Precisamos entender as propostas e definir prioridades", afirmou.

Antes da Sessão Ordinária, houve uma Sessão Especial com a participação do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, da diretora jurídica executiva da Itaipu, Iris Magnolia Mendoza Balmaceda (Paraguai), e do diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, que representou o diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

"Itaipu foi uma inspiração para o surgimento do Mercosul e tem se reconectado com seu papel internacional", disse Rocha, citando as reuniões do G20 em Foz do Iguaçu, previstas para outubro, que contarão com o apoio de Itaipu, e a retomada das obras do campus da Universidade Federal para a Integração Latino-Americana (Unila), com recursos da Binacional. "Agradecemos ao Parlasul por realizar a sessão em Itaipu e estamos à disposição para qualquer outro evento do bloco", concluiu.

Sessão ordinária

Criado em 2006 para substituir a Comissão Parlamentar Conjunta, o Parlasul é o órgão legislativo e de representação civil dos países do Mercosul – Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. Composto por 158 parlamentares, seu principal objetivo é fortalecer os processos de integração regional.

Outros assuntos abordados na sessão ordinária desta segunda-feira incluíram o combate ao crime organizado e ao trabalho infantil, as relações do Mercosul com outros países da região, e a agenda da Frente Parlamentar contra a Fome. O plenário também discutiu a atuação das Missões de Observação Eleitoral (MOE), entre outros tópicos.

Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postar um comentário (0)