O relatório da Braztoa, divulgado pelo Poder 360, revelou que as viagens domésticas representaram 60% do faturamento das operadoras brasileiras no período, totalizando mais de R$ 11,6 bilhões. Houve um aumento de 22,7% nas viagens aéreas com fins turísticos, somando mais de 11,8 milhões de passageiros em comparação com 2022. Desses passageiros, 74% viajaram para destinos nacionais, com um ticket médio de R$ 2.190,00.
Os roteiros de média duração (5 a 9 dias) foram os mais populares entre os brasileiros. O Parque Nacional do Iguaçu atraiu mais de 1,8 milhão de visitantes no último ano, sendo que 57% eram brasileiros. O mercado doméstico representou 60% do faturamento total das operadoras em 2023, atingindo R$ 19,3 bilhões, a maior porcentagem desde 2010. As viagens internacionais geraram R$ 7,7 bilhões no período.
A região Nordeste foi a mais visitada para atividades de lazer. Entre as cidades, São Paulo foi a mais procurada, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) empatadas em segundo lugar, com Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE) dividindo a terceira posição.
Formas de Pagamento
O relatório também destacou que a maioria dos turistas pagou pelos pacotes de viagem com cartão de crédito (à vista ou parcelado), representando 65,51% das transações, seguidos por transferências bancárias/Pix (18,46%) e boletos bancários (8,31%).
Em 2023, a comercialização de pacotes de viagem foi majoritariamente online, com 65% das vendas ocorrendo por esse canal. A venda híbrida, que combina transações online e presenciais, representou 21% das vendas, superando pela primeira vez a venda totalmente presencial, que ficou em 14%.
“A adoção crescente da tecnologia pelas operadoras reflete a busca por facilidade, agilidade e flexibilidade no processo de vendas, oferecendo aos clientes múltiplos canais e opções para realizar suas compras de forma conveniente”, afirmou a Braztoa.
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