O programa 'Nota Paraná' é o novo alvo de golpistas que estão sacando os créditos disponíveis da conta dos usuários cadastrados. Umas das vítimas do golpe foi Lígia Iida, que é fisioterapeuta e mora em Londrina, no norte do Paraná.
Ligia estava trabalhando quando recebeu um e-mail com uma mensagem confirmando a realização de saque feito no Nota Paraná.
"Achei estranho porque foi no meio da manhã, quando eu e meu marido estamos trabalhando, não estamos no computador ou usando o celular para fazer esse tipo de resgate", contou.
A fisioterapeuta nem percebeu que dias antes, um outro saque foi registrado. O golpista retirou R$ 80.
Depois de entrar em contato com a coordenação do programa, Lígia teve o dinheiro devolvido e conseguiu descobrir como foi vítima do golpe.
A princípio, o golpista, quando faz saques indevidos relacionados a Nota Paraná começa enviando links falsos, solicitando dados do cliente. A intenção é conseguir a senha e dados pessoais para ter acesso ao cadastro do programa.
No caso da Ligia, os acessos do computador não estavam protegidos, o que pode ter liberado a senha do sistema ao golpista. Mas, os criminosos também estão agindo de outra maneira.
"Ele pode pegar aqueles dados e abrir uma conta bancária no nome da pessoa. Isso nós não temos controle, não temos como controlar. Quando isso ocorre, verificamos junto ao banco e se o banco disser 'essa conta não é do cidadão', o banco devolve o valor para a governo e nós devolvemos para o cidadão", explicou o diretor da Escola Fazendária do Paraná, Mário Brito.
A dica é sempre manter os dados atualizados e prestar atenção nos tipos de senhas escolhidas.
Popular em muitos estados, os programas que estimulam "CPF na Nota" devolvem aos consumidores parte do imposto recolhido das empresas e o contribuinte acumula créditos em cada compra.
O Nota Paraná tem mais de 3,8 milhões de cadastros em todo o estado e garante que o sistema é seguro.
"Não temos nenhum registro de roubo ou de vazamento de senhas. Todos os casos foram de usuários que tiveram as senhas roubadas de outras formas, fora do ambiente do Nota Paraná", concluiu o diretor da Escola Fazendária.
Denúncias sobre golpe no Nota Paraná ou reclamações podem ser feitas pelo telefone 0800 644-0934 ou pelo site.
Fonte: G1Paraná
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.