Os trabalhadores do transporte coletivo de Foz do Iguaçu, parados desde a terça-feira (08), decidiram encerrar a greve e retomar o serviço normalmente a partir desta quinta-feira (09). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sitrofi), Rodrigo Andrade de Souza. Eles irão aguardar até segunda-feira (14), um entendimento entre a Prefeitura e o consórcio do setor.
O indicativo da greve da categoria foi tirado em assembleia no dia 10 de agosto e confirmado na última sexta-feira (04). Durante a mobilização, eles tem operado o sistema até as 8h e das 17h30 e 19h30. Os trabalhadores cobram salários, ticket alimentação e férias atrasados, recontratação dos trabalhadores demitidos durante a pandemia e a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o biênio 2020/2021.
"Como já sabem, hoje pela manhã fizemos um protesto e um buzinasso em frente a Prefeitura", disse Rodrigo Souza em comunicado à categoria. Ele confirmou uma audiência com o vice-prefeito Nilton Bobato e o diretor-superintendente do Instituto de Transporte e Trânsito (Foztrans), Fernando Maraninchi. No momento, o prefeito Chico Brasileiro se reunia com empresários do consórcio, informou.
O consórcio, segundo o presidente do Sitrofi, havia entrado na Justiça pedindo ajuda financeira da Prefeitura, uma vez que os ônibus estão circulando com capacidade reduzida. "O que não garante o pagamento de insumos e dos colaboradores", disse. Uma audiência ficou adiada para a manhã de segunda-feira.
Na reunião com o vice-prefeito e o superintendente do Foztrans, a categoria foi representada ainda pelo licenciado da diretoria Dilto Vitorassi, que integra a comissão de negociações, e os diretores Félix, Anderson e dois trabalhadores - o cobrador João e a cobradora Zélia.
Fonte: Gdia
https://gdia.com.br/noticia/trabalhadores-suspendem-greve-do-transporte-coletivo-ate-segunda-14
Ronildo Pimentel
Foto: Roger Meireles
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.