O Diário Oficial da União desta segunda-feira (3) traz a
publicação do “extrato de contrato” para a elaboração do projeto executivo e
das obras e serviços referentes à ampliação da pista de pouso e decolagem do
Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. O prazo das obras é de
515 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, que deve ocorrer neste
mês.
O valor do contrato é de R$ 53,9 milhões, dos quais a Itaipu
entrará com 80% dos recursos (R$ 43,1 milhões), conforme o protocolo de
intenções assinado entre a binacional e a Infraero. Itaipu também investiu R$
15,5 milhões na duplicação da ligação entre o aeroporto e a BR-469 e na
ampliação do pátio de manobras de aeronaves.
A empresa responsável pela execução das obras é a Dalba
Engenharia e Empreendimentos Ltda., de Guarapuava (com unidades também em
Francisco Beltrão, Cascavel, Santa Lúcia, Urupema/SC, Inácio Martins e Ciudad
del Este – Paraguai).
Com a modernização, Foz passará a receber aeronaves de
grande porte. Essa é considerada a obra mais importante para transformar o
local num hub, nos moldes de outros destinos turísticos bastante disputados,
como Miami, nos Estados Unidos, e países da Europa.
Sustentabilidade
De acordo com o protocolo de intenções assinado pela
Infraero e Itaipu, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser o
primeiro sustentável do País. Para atender a requisitos de sustentabilidade,
haverá geração de energia por painéis fotovoltaicos, será feita a gestão de
resíduos sólidos e a água da chuva será captada. Entre outras ações, o terminal
contará também com um eletroposto.
Quando o protocolo foi assinado, em junho do ano passado, a
presidente da Infraero, Martha Seillier, destacou que o aeroporto de Foz do
Iguaçu “será piloto para outros aeroportos do Brasil”. A Infraero administra,
atualmente, 53 aeroportos.
Na mesma solenidade, o secretário nacional de Aviação Civil
do Ministério de Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, disse que “a
parceria entre Itaipu e Infraero vai render, com certeza, benefícios muito
grandes para toda a cidade de Foz do Iguaçu”.
O diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe
Carbonell, lembrou que a experiência da empresa em ações de sustentabilidade será
utilizada “para contribuir no projeto sustentável do aeroporto”.
Duplicação
A duplicação dos 800 metros da via que liga o aeroporto à
BR-469 deverá ser concluída até meados deste ano. Além do alargamento das
pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos. Haverá, ainda, uma
ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.
As obras de ampliação do aeroporto incluem melhorias na área
de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de
escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de
embarque (fingers). Tudo isso vai aumentar a capacidade do aeroporto de 2,6
milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.
Mas é a nova pista de pouso e decolagem, que deverá estar
pronta em meados de 2021, que dará ao aeroporto um novo status, já que
permitirá receber aviões de grande porte, com ligações diretas entre Foz e a
Europa e Estados Unidos.
Foz numa nova era
Também em 2022 deverá estar pronta a Ponte da Integração,
obra financiada totalmente pela Itaipu, ligando Foz a Presidente Franco. A
cidade viverá uma nova era.
Os caminhões pesados, que hoje trafegam pelo corredor
turístico e vias centrais, passarão a utilizar a Perimetral Leste, ligação
entre a nova ponte e a BR-277. Será necessário construir um novo Porto Seco,
mas o tema já está bastante adiantado.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim
Silva e Luna, a ampliação de pista de pouso e decolagem do aeroporto de Foz,
que tem vocação natural para o turismo, vai permitir que a cidade atraia voos
internacionais e muito mais visitantes. “Foz merece estar no topo e estamos
trabalhando para que isso aconteça”.
Fonte: Rádio Cultura
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