Depois de
quase 24 horas de processos burocráticos, o transporte de maquinários pesados
para a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, na margem direita do
Rio Paraná, seguiu viagem. O transbordo por meio rodoviário foi feito pela
Ponte da Amizade, nessa quarta-feira (4). Esse foi o primeiro embarque de
máquinas pesadas para o início do canteiro de obras da ponte no lado paraguaio.
A chegada
do comboio foi recebida com festa e até fogos de artifícios no município de
Porto Presidente Franco, cidade do Paraguai que divide a obra com Foz do
Iguaçu, no bairro Porto Meira. Financiada com recursos da usina de Itaipu, lado
brasileiro, a ponte ajudará a ordenar e distribuir melhor o tráfego de veículos
pesados entre os dois países e possibilitará um incremento da economia
regional, ampliando a exportação e importação entre Brasil e Paraguai e,
futuramente, com outras nações vizinhas.
Já em solo
paraguaio, o comboio era formado por oito veículos. Entre eles, três pranchas
com máquinas, quatro caminhões basculantes e um caminhão-tanque.
Com a
montagem do canteiro de obras em Presidente Franco, logo os trabalhos estarão
integrados à movimentação já existente no lado brasileiro da ponte. Em Foz do
Iguaçu, a ponte começou a ser construída efetivamente em agosto. A Diretoria de
Coordenação de Itaipu acompanha passo a passo a obra, que é gerida pelo governo
do Estado.
Mais
agilidade
Nesta
quinta-feira (5), instituições brasileiras envolvidas no processo de
construção, em parceria com representantes de instituições representativas do
Paraguai, estão preparando o segundo trâmite de exportação temporária, o que
vai garantir mais agilidade para o prosseguimento do serviço.
A travessia
de máquinas e outros equipamentos, enquanto durarem as obras, obedece a um
regime aduaneiro tributário especial, graças a um acordo entre os dois países.
O acordo envolveu muita diplomacia, como é habitual no relacionamento entre o
Brasil e o Paraguai.
Para o
diretor de Coordenação de Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell, esse é mais um
passo importante para garantir o cronograma da obra, estimado em três anos.
“Não tenho dúvidas de que superaremos qualquer tipo de obstáculo e entregaremos
em tempo recorde essa obra, tão importante para a população regional, do Paraná
e do Mercosul”, afirmou.
Para o
diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, "é
importante que estejamos sempre dando os suportes necessários para evitar que a
expectativa vire frustração, porque essa ponte é reivindicada pela população
iguaçuense há pelo menos três décadas. Até agora estamos conseguindo sucesso e
não tenho dúvidas que continuaremos nesse caminho exitoso”, garantiu.
A Itaipu
financiará totalmente a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, ao
custo de R$ 323 milhões. Outros R$ 140 milhões serão investidos na Perimetral
Leste, que fará a ligação entre a nova ponte e a BR-277, desviando o tráfego de
caminhões pesados das avenidas turísticas e centrais de Foz do Iguaçu.
A futura
ponte terá 760 metros de comprimento e será do tipo estaiada, com vão-livre de
470 metros, que é um de seus diferenciais estéticos. A ligação estaiada com o
maior vão livre do mundo é a que liga o continente russo à ilha Russky. Ela tem
3.100 metros de extensão e vão-livre de 1.104 metros. Embora menor, a ponte
sobre o Rio Paraná também será impactante e se tornará o novo cartão postal da
fronteira.
A estrutura
terá uma pista simples, com 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de
3 metros e calçada de 1,70 metro. O investimento previsto também contempla
algumas desapropriações que serão necessárias para a construção da perimetral.
Aeroporto
Outro
grande investimento da Itaipu em Foz do Iguaçu é no Aeroporto Internacional das
Cataratas. A binacional financiou as obras de um pátio de aeronaves, de
duplicação da pista que liga o terminal à BR-476 e, ainda, entrou com R$ 55
milhões dos R$ 70 milhões necessários para a ampliação da pista de pouso e
decolagem, que permitirá a operação de aviões de grande porte, em ligações
intercontinentais.
Fonte: Assessoria
Fonte: Assessoria
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