O secretário Nacional de
Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, disse
que a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Foz
do Iguaçu está na agenda do Governo Federal. A afirmação foi dada na manhã
de ontem (28), durante a solenidade de entrega da primeira etapa de
modernização do terminal iguaçuense, que contou com a presença da presidente da
Infraero, Martha Seillier, o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz
Felipe Carbonell, o Brigadeiro da Infraero, André Fonseca, o prefeito Chico
Brasileiro, o secretário de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, os deputados
federais, Fernando Giacobo e Vermelho, o presidente do Fundo de Desenvolvimento
e Promoção Turística (Fundo Iguaçu), Enio Eidt, o superintendente da Infraero,
Joacir Araújo e outras autoridades locais.
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O aeroporto de Foz do Iguaçu é considerado como prioridade para o Governo
Federal. O projeto de extensão está em estudo por parte dos nossos técnicos e a
intenção é compatibilizar a obra com início do leilão dos terminais da Região
Sul até o segundo semestre de 2020", explicou Glanzmann.
O
projeto de extensão da pista dos atuais 2.195 metros para 3.270 metros,
elaborado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística (Fundo Iguaçu),
foi entregue ao Ministério da Infraestrutura.
Encerrada
a etapa de estudo, a Infraero vai buscar parceiros para custear o investimento.
O custo da obra está avaliado em R$ 110 milhões. O Fundo Iguaçu ficará
responsável pelos projetos, licenças ambientais e estudos arqueológicos, e a
Prefeitura com a desapropriação da área.
Ainda
de acordo com Glanzmann, a Infraero vai avaliar se terá condições de iniciar e
concluir a obra antes da concessão, ou se conseguirá realizar
investimento parcial, ficando sob responsabilidade do vencedor do leilão o
término da extensão da pista. "Sabemos que a extensão da pista
é fundamental para atrair mais investidores em função da possibilidade do
tráfego internacional. Uma das opções em estudo também é que a obra seja
incluída na concessão como contrapartida", disse o secretário de Aviação
Civil.
Com
a ampliação da pista atual, voos sem escalas para os Estados Unidos e Europa
sairão de Foz, se igualando ao aeroporto de Puerto Iguazu, que a partir deste
mês possui uma ligação direta com Madrid, na Espanha, através da Air Europa.
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Foz do Iguaçu quer dobrar a capacidade de embarques e desembarques nos próximos
três anos. O aeroporto pode se tornar um grande hub da América do Sul com as
melhorias entregues até dezembro e também o novo investimento na extensão da
pista", afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
"Ampliar
a pista é fundamental para melhorarmos a conectividade aérea, conquistando
novos mercados, e para darmos sustentabilidade aos atrativos, rede hoteleira,
restaurantes e toda a nossa indústria do turismo", destacou o secretário
de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
“Já
temos voo direto pra Lima. E até o final do ano teremos voo direto para Santa
Cruz de la Sierra. Agora estamos negociando voos diretos para Santiago do
Chile, Montevidéu, Córdoba, Mendoza, Rosario e também com a Cidade do Panamá.
Com ampliação da pista, podemos voar mais alto e ter voos sem escala com
Estados Unidos e países europeus”, concluiu Piolla.
Primeira etapa
A
Infraero entregou, nesta sexta, 28, parte das obras de ampliação do terminal de
Foz do Iguaçu. Na ocasião, foi inaugurada a nova sala de desembarque doméstico.
Com 1,2 mil m², o espaço é mais de três vezes maior do que a área antiga, que
contava com 350 m². A sala também ganhou um novo conjunto de sanitários, além
de mais uma esteira de bagagens.
Durante
o evento, a Infraero ainda anunciou a execução da nova drenagem na pista de
pousos e decolagens, com valor de R$ 2,5 milhões. Além disso, a empresa e a
Itaipu Binacional assinaram protocolo de intenções para a duplicação de via de
acesso ao aeroporto num investimento conjunto de R$ 6 milhões.
Por Foz do Iguaçu Destino do Mundo
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